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Cidades

Programa quer qualificar empresas e melhorar parada de turista em MS

Fabiano Arruda e Italo Milhomem | 24/05/2011 11:13

O Programa Parada Legal, executado em parceria do Ministério do Turismo e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, lançado hoje em Campo Grande, prevê a qualificação de empresas que ficam em rodovias que ligam locais de destino dos turistas no Estado, como Bonito e Corumbá.

Na prática, o projeto quer melhorar a situação dos estabelecimentos. Os pontos comerciais que participarem do programa e receberem avaliações positivas ganharão selo de qualidade turística.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, estudo preliminar levantado pela pasta identificou cerca de 50 empresas nestas rodovias, entre bares, restaurantes e similares. Dos estabelecimentos visitados até agora 95% aderiram ao “Parada Legal”, informa Brun.

“O estudo vai identificar empresa por empresa para avaliar questões como gestão, manipulação de alimentos e estrutura física”, explicou. Conforme ela, o empresário que quiser fazer reformas poderá ter apoio de arquitetos, exclusivos do projeto.

Outro dado que consta no estudo feito pela Fundação indica que a maioria destes empreendimentos são familiares e por isso carecem de qualificação, justamente pela falta de opção por cursos ou projetos que ofereçam melhorias para os empreendimentos.

O Parada legal terá um ano como prazo de implantação em Mato Grosso do Sul. Após o período, a Fundação de Turismo fará avaliações e decidirá se o projeto será ampliado a outros pólos turísticos, além de serem discutidas possíveis modificações.

Para o governador André Puccinelli (PMDB), o programa é um mecanismo da indústria para mostrar o turismo de Mato Grosso do Sul para o mundo. “Se podemos ter um estabelecimento bom porque teremos ruim. O mundo globalizado obriga a qualificação”, disse.

Programa - Durante o lançamento foi divulgado um vídeo, em desenho animado, que mostra a situação vivida pelo turista. A cena mostra o cidadão chegando num restaurante localizado na estrada. Lá, a animação retrata condições precárias, abordadas com humor, como restaurante e banheiros sujos. O atendente do estabelecimento aparece com o avental sujo.

Em seguida, a cena que aparece é um ônibus do projeto, que passa pelos pontos comerciais e deixa tudo limpo e organizado.

O projeto tem parceiros como Caixa Econômica e o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado de Mato Grosso do Sul), que oferecerão linhas de crédito e apoio aos empreendimentos, expandindo assim o programa a outros municípios.

Ainda conforme informações da Fundação de Turismo serão promovidos: diagnósticos acerca da necessidade de qualificação nos pontos de parada nas rodovias federais e estaduais de Mato Grosso do Sul, com a utilização de questionários; seminários de sensibilização aos empresários, trabalhadores desses pontos e comunidade local, objetivando a apresentação do projeto, a otimização das ações e um maior engajamento dos colaboradores.

Os trabalhos serão desenvolvidos por profissionais especializados, através de uma equipe técnica: nutricionista, engenheiro ambiental, administrador/economista e turismólogo.

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