ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Projeto de lei prevê transformar corrupção em crime hediondo

Nyelder Rodrigues | 03/07/2012 19:39

Proposição é do juiz federal Odilon de Oliveira e do publicitário e jornalista Atamaril Marques, de MS

Projeto de lei de iniciativa popular proposto pelo juiz federal Odilon de Oliveira e do publicitário e jornalista Atamaril Marques, o Tatá Marques, prevê transformar em crime hediondo a corrupção, com uma tabela de progressão de pena.

Dois projetos de outros autores já tramitam em Brasília, porém, o elaborado por Odilon e Tatá é o primeiro a sugerir a tabela de progressão de pena, que aumenta de acordo com o impacto e valores envolvidos. O deputado federal Fábio Trad (PMDB) é o responsável por apresentar o projeto na Câmara Federal, em Brasília.

De acordo com a proposta, os crimes de peculato doloso, concussão, corrupção passiva e corrupção ativa devem sem inclusos como hediondos, junto aos outros crimes já descritos na Lei nº 8.072.

Conforme Tatá Marques, a ideia é que o projeto fosse apresentado ainda hoje. “Acreditamos que há grandes chances do projeto ser aprovado, afinal, é o primeiro a apresentar a tabela progressiva”, destaca o jornalista.

Para Tatá, a criação desta tabela corrige um grande problema da legislação atual, que pune igualmente crimes que somem valores diferentes e tenham conseqüências diferentes aos cofres e estrutura pública.

A justificativa para a proposta é que a prática dos delitos de corrupção é de alto potencial ofensivo ao erário, criando efeitos que afetam a credibilidade do Poder Público. Além disso, projeto diz atender ao pedido da sociedade por punições mais severas contra a corrupção.

Outro argumento aponta que a corrupção tem crescido e a impunidade tem sido regra, incentivando esse crescimento deste crime e a descrença da população nas autoridades e instituições públicas, atingindo as camadas sociais mais necessitadas.

Nos siga no Google Notícias