ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Projeto do TJ reduz número de funcionários em cartórios

Redação | 26/05/2009 13:05

O projeto de lei do Tribunal de Justiça começou a tramitar nesta terça-feira na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A proposta do presidente do órgão, desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins, tem vários pontos polêmicos.

Além do reajuste linear de 6% dos 3.596 funcionários do Poder Judiciário, a proposta acaba com a carreira de oficial de Justiça e prevê a implantação opcional da jornada de oito horas. Há 18 anos, os servidores cumprem jornada de seis horas.

De acordo com o presidente do Sindijus (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário), Noestor Jesus Ferreira Leite, outro ponto polêmico é a redução no número de servidores nos cartórios. Martins oferece incentivo de 20% aos atuais escreventes judiciais para não preencher o cargo vago.

Pela proposta, o número de escreventes nos cartórios terá redução de 20%. Cada cartório passará a contar com quatro escreventes, contra cinco atuais. Em contrapartida, os trabalhadores passarão a cumprir jornada de oito horas e aumento de 20% nos salários.

Para Leite, a proposta vai na contramão das necessidades do Judiciário sul-mato-grossense. Em sete anos, o número de servidores teve acréscimo de 58%, de 2.269 para 3.596. No mesmo período, a quantidade de processos cresceu 136%, de 257.137, em andamento em dezembro de 2001, para 608.405 no final do ano passado.

O sindicato tentará convencer os deputados estaduais a alterar a proposta. Caso não consiga promover as alterações, o Sindijus ameaça ir a Justiça contra o novo PCC (Plano de Cargos e Carreiras).

Nos siga no Google Notícias