ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Pronto Socorro da Santa Casa começa ser reformado hoje

Redação | 08/09/2009 08:40

Começa nesta terça-feira a reforma do Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande. O objetivo é reorganizar o serviço de Urgência e Emergência na Instituição.

De acordo com o hospital, o atendimento não será paralisado devido às obras. No entanto, haverá mais rigor nos encaminhamentos e serão atendidos os pacientes definidos pela Rede Municipal de Saúde e pela Central Estadual de Regulação de Vagas.

O Pronto Socorro será remodelado visando às especificações do programa do Ministério da Saúde e os pacientes serão classificados de acordo com a gravidade do quadro clínico. Os pacientes serão identificados por cores:

- Área Vermelha: devidamente equipada e destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Com seis leitos.

- Área Amarela: destinada à assistência de pacientes críticos e semi-críticos, já com o atendimento iniciado e estabilizado. Com oito leitos.

- Área Verde: para os pacientes não críticos, em observação ou internados, aguardando vaga nas unidades de internação. Com nove leitos.

- Área Azul: destinada ao atendimento de baixa e média complexidade, com área de acolhimento e fluxo obrigatório, contendo recepção, consultório de Enfermagem, classificação de risco, consultório Médico, Serviço Social e consultório para avaliação de especialidades.

No Pronto Socorro também terá o Isolamento, destinado a pacientes com doenças infecto-contagiosas; Isolamento de Gotículas, destinado à avaliação e realização de exames específicos em pacientes com suspeita ou confirmação prévia de doenças infecto-contagiosas.

Haverá também Observação Psiquiátrica, aonde será atendido aquele paciente que aguarda avaliação ou reavaliação da Psiquiatria, com três leitos.

O Pronto Socorro Infantil será classificado da mesma forma e será reformulado logo após o término das obras do Pronto Socorro Geral.

O QUALI-SUS é um programa criado pelo Governo Federal e tem como objetivo proporcionar mais qualidade nos serviços de Urgência e Emergência prestados em todas as capitais e principais regiões metropolitanas.

A Santa Casa de Campo Grande é referência em diversas áreas como neurocirurgia, politraumas, grandes queimados, transplantes, cirurgia cardíaca, gestação de alto risco, além de várias outras especialidades.

O hospital conta com 608 leitos, realiza por mês cerca de seis mil atendimentos no Pronto Socorro, três mil atendimentos no Prontomed (convênios e particulares), 1.700 cirurgias e 2.200 internações.

Nos siga no Google Notícias