ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Propaganda de alimentos deverá ter normas mais rígidas

Redação | 17/11/2008 19:28

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está realizando a Consulta Pública 71/2006, que propõe normas mais rígidas para a propaganda de alimentos no País. O documento recebeu 254 manifestações até 1º de abril de 2007, que era o prazo para as sugestões. As contribuições estão disponíveis para consulta no site.

O objetivo é propor um regulamento sobre as propagandas de alimentos que apresentem quantidades elevadas de açúcar, gordura e sódio e de bebidas com baixo teor nutricional. Durante 140 dias, 248 contribuintes enviaram sugestões e críticas à proposta da Anvisa.

Do total de manifestações recebidas, o setor regulado foi responsável por 32% das contribuições e a sociedade organizada, por 25%. Houve também a participação de pessoas físicas (29%) e de instituições de combate ao câncer (14%).

Com a conclusão desta fase, técnicos da Anvisa trabalham para elaborar uma nova proposta baseada nessas contribuições. A próxima etapa de discussão aberta à participação da sociedade será a Audiência Pública, que ainda não tem data definida para sua realização. A proposta será submetida, então, à validação final da diretoria colegiada da Anvisa, para posterior publicação e entrada em vigor.

Dados oficiais comprovam que mais de 200 mil mortes poderiam ser evitadas, a cada ano, se a população tivesse uma alimentação adequada e saudável.

A publicidade de alimentos merece destaque por sua capacidade de influenciar os hábitos alimentares da população, em especial, do público infantil, que sabidamente é mais vulnerável aos apelos publicitários.

No endereço eletrônico http://www.anvisa.gov.br/ estão publicadas as contribuições, para consulta de todos os cidadãos

Com informações da Anvisa.

Nos siga no Google Notícias