ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Proteco usou documento inválido para vencer licitações de duas obras

Paulo Yafusso | 03/08/2015 15:19
Policial federal durante ação Lama Asfáltica em 9 de julho deste ano (Foto: Marcos Ermínio)
Policial federal durante ação Lama Asfáltica em 9 de julho deste ano (Foto: Marcos Ermínio)

A Proteco, principal empresa da organização do empreiteiro João Krampe Amorim dos Santos, apresentou documento inválido de contribuição previdenciária e mesmo assim venceu duas concorrências para execução de obras de saneamento básico em Dourados, conforme apontou a CGU (Controladoria Geral da União) na Nota Técnica 1268, de maio de 2013. A controladoria analisou sete editais referente a esse projeto que contou com recursos do Ministério das Cidades, e verificou diversas irregularidades que demonstram o “modus operandi” do grupo de Amorim.

Segundo o relatório da CGU que faz parte da documentação da Operação Lama Asfáltica, para participar das concorrências 027/2008 e 046/2008, a Proteco apresentou Certidão de Débitos relativos às Contribuições Previdenciárias inválida. “Verificou-se que a empresa obteve certidão válida, em 27/02/2008, porém, esta foi cancelada em 28/02/2008, ou seja, quando da realização do certame, em 30/05/2008, a empresa não detinha Certidão de Débitos relativos às Contribuições Previdenciárias válida”. A Proteco só conseguiu nova certidão em 28/11/2008.

A CGU observa que a apresentação de certidão negativa de débito junto ao INSS é uma das exigências para que a empresa de habilite para a disputa de uma licitação. Os fiscais detectaram também a mesma estratégia usada em outras licitações realizadas pelo Governo do Estado por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), como a exigência do pagamento da taxa para obtenção da pasta com o edital. Segundo a Controladoria , o valor cobrado, de R$ 1.000,00 é muito alto e inviabiliza a participação de muitas empresas, reduzindo assim a competitividade do certame.

Outra exigência dos editais que limitaria a particiapação de muitas empresas, principalmente de outros estados, é que o edital fixa data e horários para a realização das vistorias técnicas. De acordo com o relatório da CGU, a Lei de Licitações, a de número 8.666/93, sequer prevê a exigência da vistoria técnica. No entendimento dos técnicos da Controladoria, além de representar um custo a mais para as interessadas em participar da concorrência, ela poderia contribuir para tirar muitas delas do páreo pois caso alguma delas ficasse sabendo da vistoria após a data definida pela Agesul, não poderia se habilitar para a disputa.

Os técnicos verificaram também a existência de vínculos entre as empresas participantes das licitações, entre elas a Proteco e a Gerpav, que nos documentos levantados pela CGU estão no mesmo endereço. As investigações da Lama Asfáltica apontam a Gerpav é da mesma organização comandada por João Amorim, da qual fazem parte ainda a LD Construções, A.S. Construções, Socenge e Conspar, entre outros. Ainda de acordo com as investigações, o grupo é formado por 16 empresas no total.

Nos siga no Google Notícias