ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Protesto contra crueldade aos animais reúne cerca de 200 pessoas no centro

Elverson Cardozo e Jéssica Benitez | 18/08/2013 11:00
Para chamar a atenção, ativistas ficaram no cruzamento da 13 com a Avenida Afonso Pena. (Foto: Cleber Gellio)
Para chamar a atenção, ativistas ficaram no cruzamento da 13 com a Avenida Afonso Pena. (Foto: Cleber Gellio)

Pelo menos 200 pessoas participaram, na manhã deste domingo (18), da segunda manifestação “Crueldade Nunca Mais: vem para rua pelos animais”, promovida pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul).

Para chamar a atenção, o grupo, que pede o aumento, no texto do novo Código Penal, da pena para crimes cometidos contra os animais (PLS 236/12), está no cruzamento da rua 13 de maio com a Avenida Afonso Pena, no centro.

Munidos de cartazes e vestidos com a camisa do movimento, os envolvidos estão falando com motoristas parados no semáforo. Alguns condutores, coincidentemente, saíram às ruas hoje e levaram o melhor amigo no carro.

A pedagoga Joyce Pereira, de 30 anos, é uma das participantes. A mulher está acompanhada do marido, Wilian Alves, de 32 anos. Os dois estão distribuindo porções de ração, doada por uma clínica veterinária.

Joyce é mais uma protetora dos animais. Apaixonou-se pela causa cedo. Quando criança, mesmo contra vontade dos pais, recolhia animais abandonados na rua. Hoje, a pedagoga ajuda em uma associação, a Cão Feliz.

O ato deste domingo também reuniu políticos. O vereador Eduardo Romero esteve presente, representando a Câmara Municipal e, em entrevista ao Campo Grande News, disse que, na Casa, já tramita um projeto para a criação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veterinária.

O parlamentar acha importante que ocorram mobilizações como de hoje porque, na avaliação dele, falta conscientização. Já existem leis nesse sentido, que protegem os animais, disse, mas é preciso fiscalização para que elas sejam aplicadas.

Coincidentemente, alguns motoristas saíram às ruas, neste domingo, e levaram a cachorrada. (Foto: Cleber Gellio)
Coincidentemente, alguns motoristas saíram às ruas, neste domingo, e levaram a cachorrada. (Foto: Cleber Gellio)

Reivindicação - O movimento pretende que a pena seja aumentada para 2 a 6 anos de prisão. A justificativa é que, no texto novo Código Penal, a pena está fixada em cumprimento de 1 a 4 anos, período para o qual não há previsão de prisão, mas só restrição de direitos, como medidas cautelares, que inclui, entre outros, prisão domiciliar e monitoramento eletrônico, por exemplo.

O ato, que reúne membros do órgão, está sendo realizado em todo o Brasil por iniciativa do movimento nacional de proteção e defesa do animal, por meio do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e pelo Movimento Crueldade Nacional.

Na Capital, o envolvidos estão colhendo assinaturas até às 12h. Quem não puder se deslocar pode participar assinar pela internet. As petições estão disponíveis nos sites www.reformadocodigopenal.com e www.crueldadenuncamais.com.br. Mais de 246 mil pessoas já assinaram.

Nos siga no Google Notícias