ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Protesto de médicos suspende atendimento na rede pública e privada

Jéssica Benitez | 31/07/2013 08:08
No último dia 23 médicos fizeram primeira paralisação (Foto: Marcos Ermínio)
No último dia 23 médicos fizeram primeira paralisação (Foto: Marcos Ermínio)

Médicos da rede pública e privada de saúde paralisam o atendimento em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira, somente casos de urgência e emergência não serão afetados. Conforme o Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), a paralisação é parcial e não é possível estimar quantos profissionais estarão de braços cruzados porque apenas uma solicitação de paralisação foi enviada aos profissionais, ou seja, para o serviço quem quiser.

“Não estamos obrigando ninguém a paralisar o trabalho, mas todos os médicos estão sabendo da manifestação”, explicou o presidente do sindicato, Marco Antônio Leite. Os motivos que levam a classe a protestar são os mesmos reivindicados no último dia 23 durante passeata no centro da Capital: itens do programa lançado pelo Governo Federal “Mais Médicos”.

Entre eles estão o incentivo à vinda de médicos estrangeiros sem exame de revalidação de diploma, os vetos de importantes itens do ato médico e o programa Mais Médicos, que visa aumentar em mais dois anos o curso de medicina. No primeiro manifesto cerca de 400 médicos participaram de passeata.

Hoje a forma de reivindicar em Campo Grande será um pouco diferente. Segundo Marco Antônio, os profissionais ficarão das 9h às 16h na Praça Ary Coelho dando orientações às pessoas que passarem pelo local durante este período.

“Já está confirmada a presença de ginecologista, infectologista e cardiologista para orientar à população”, explicou. Além disso, a manifestação também tem cunho social já que os médicos solicitam que cada pessoa que passar pela praça leve um agasalho ou um quilo de alimento não perecível para doação. 

Nos siga no Google Notícias