ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Puccinelli defende pagamento por terras de novas reservas indígenas

Nícholas Vasconcelos e Helton Verão | 09/11/2012 19:38
Governador André Puccinelli (PMDB) defendeu o pagamento pelas áreas das novas reservas. (Foto: Pedro Peralta)
Governador André Puccinelli (PMDB) defendeu o pagamento pelas áreas das novas reservas. (Foto: Pedro Peralta)

O governador André Puccinelli (PMDB) defendeu nesta sexta-feira (9) que as novas reservas indígenas em Mato Grosso do Sul sejam estabelecidas com a compra da terra nua pelo Governo Federal. Puccinelli afirmou que cogitou a possibilidade do Estado comprar as propriedades que formarão as possíveis reservas e se disse favorável a essa ampliação.

“Não sou contra demarcações,mas tem de existir uma indenização. Eu mesmo, como Governo, me propus comprar as terras para demarcarem. Não pode funcionar como grilagem”, afirmou o governador durante a inauguração dos residenciais Albino Coimbra I e II, no Jardim Manaíra em Campo Grande.

A compra pelas terras também foi apontada como conclusão de um congresso que terminou hoje em Dourados. A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e o MPF (Ministério Público Federal) apontaram a medida como conclusão para resolver o impasse envolvendo a ampliação das reservas, principalmente no Sul do Estado.

Puccinelli criticou a atuação do Governo Federal no processo das demarcações e no atendimento às comunidades indígenas. “Eu já empresto 20 funcionários para ajudar a Funai e quem paga é o Governo do Estado”, apontou.

Hoje o Governo estadual publicou nota em que afirmou que não recusa a prestar atendimento emergencial nas aldeias, incluindo a segurança pública nas aldeias é dever da União, através da Funai e Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias