ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Quadrilha é presa ao "ajudar" mulher que reprovou 3 vezes a obter CNH

Edivaldo Bitencourt e Bruno Chaves | 12/09/2013 15:08
Delegado mostra documentos utilizados para fraudar prova prática no Detran (Foto: Bruno Chaves)
Delegado mostra documentos utilizados para fraudar prova prática no Detran (Foto: Bruno Chaves)

Uma quadrilha, que ajuda motoristas com dificuldade em passar no teste pratico do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), foi presa ao cobrar R$ 1,7 mil para ajudar uma mulher a passar no teste prático para obter a carteira de motorista. A técnica de enfermagem Rosimeire da Silva Moreira, 43 anos, “caiu” na lábia do grupo após reprovar três vezes consecutivas nos exames práticos.

Na quarta-feira, uma ação conjunta da Corregedoria do Detran e de policiais civis prendeu a motorista autônoma Vanilda Gama Rodrigues, 41 anos, que fazia o teste no lugar de Rosimeire com a utilização de um documento de identidade falso, e os instrutores Francisco Osmildo Bezerra, 56 anos, do Centro de Formação de Condutores Globo, e Roberto de Oliveira Souza, 38 anos, vinculado as autoescolas Speed, de Campo Grande, e Jaguar, de Jaraguari.

Conforme o delegado Valmir Messias de Moura Fé, titular da Dedfaz (Delegacia de Defraudações), Rosimeire reprovou pela terceira vez e acabou aceitando a proposta do instrutor, Francisco. Ele disse que a ajudaria a passar na prova prática se ela pagasse R$ 1,7 mil. A técnica de enfermagem entregou o dinheiro.

Francisco procurou Roberto e os dois acabaram “contratando” Vanilda para a realização do teste prático no lugar de Rosimeire. Ela chegou a realizar a manobra da baliza e foi aprovada. Ao deixar o veículo, a motorista autônoma foi presa em flagrante e indiciada por falsidade ideológica. Também foram presos Souza e Bezerra.

O grupo foi preso porque a Corregedoria do Detran já vinha investigando a atuação da quadrilha que cobrava para facilitar a aprovação de candidatos com dificuldade em obter a CNH na Capital. Também é alvo da polícia um falsário, que teria participado da ação do grupo para ajudar a falsificar o RG de Rosimeire e colocar a fotografia de Vanilda.

Devassa – A Polícia estuda realizar uma devassa nos processos da autoescola, apesar dela não estar sob suspeito. Em depoimento na Dedfaz, Francisco Bezerra isentou o estabelecimento de qualquer participação no crime.

O delegado também informou que todos os candidatos com dificuldades em passar na prova prática neste ano podem ser convocados para realizar novo teste se houver indicio de que pagaram para serem contemplados pela quadrilha.

Rosimeire admitiu que desconfiava de que a ação seria fraudulenta, mas acabou pagando o grupo. Ela não foi presa porque não houve flagrante e vai responder em liberdade pelo crime de falsidade ideológica. Os outros três foram presos e estão no Presídio de Trânsito.

O delegado disse que está descartada a participação de funcionários do Detran no crime.

Nos siga no Google Notícias