ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Quatro meses após operação, pousada que usava jacarés como atrativos pede suspensão de licença

Fabiano Arruda | 16/02/2012 12:54
Jacarés eram atração turística na Pousada Cacimba de Pedra, que está fechada. (Foto: Divulgação)
Jacarés eram atração turística na Pousada Cacimba de Pedra, que está fechada. (Foto: Divulgação)

Quatro meses após a Operação Caiman, desencadeada pela Polícia Federal para investigar irregularidades na criação de jacarés, a Pousada Cacimba de Pedra, em Miranda, onde os répteis eram atração turística, não está funcionando e teve licença suspensa pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Segundo funcionário da administração da pousada, José Romeu, a suspensão ocorreu a pedido da própria direção e por questões administrativas, já que o estabelecimento não estava funcionando mais.

Segundo publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, a vigência da licença de instalação, em nome de Rosaura de Oliveira Dittmar, foi suspensa por prazo determinado de 180 dias. Conforme o texto, a licença havia sido concedida em outubro do ano passado, na mesma época em que começaram as investigações.

O Imasul, na publicação, ressalta que pode, a qualquer tempo, rever ou anular seus atos quando “eivados de vício, por critérios de legalidade, conveniência e oportunidade Administrativa”.

Segundo informações do Ibama (Instituto Brasileiro Meio Ambiente e Recursos Renováveis), a pousada estava embargada desde a operação.

Rosaura Dittmar, em nome de quem está a pousada, é esposa de Gerson Zahdi, funcionário aposentado do IBama que era registrado como único criador de jacarés de Mato Grosso do Sul. Ele chegou a ser preso, no ano passado, junto com a mulher e a filha, pela Polícia Federal, acusado de crimes ambientais na criação de jacarés.

A investigação também resultou na demissão do então superintendente do Ibama, David Lourenço, e na determinação de correição no Ibama, cujos resultados não foram divulgados ainda.

Nos siga no Google Notícias