ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Incêndio queima 5 hectares de terreno em bairro da Capital e prejudica moradores

Paula Vitorino | 29/04/2011 15:01

Moradores reclamam de mato alto e dizem que incêndios são comuns

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu ao menos cinco hectares de mata.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu ao menos cinco hectares de mata.

Grande parte da região de Campo Grande em torno do bairro Bosque do Avilã – próximo aos bairros Estrela do Sul e Otávio Pecóra - foi tomada pelas cinzas e fumaça de um incêndio em um terreno baldio do local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu ao menos cinco hectares de mata.

Os moradores próximos do terreno, que fica na Rua Aline, relataram que o fogo começou por volta das 9h da manhã desta sexta-feira (29). O incêndio só foi controlado por volta das 14h, cerca de meia-hora após os bombeiros serem acionados para o local.

De acordo com a dona de casa Rosangela Souza Bispo, de 38 anos, incêndios no terreno são comuns. “Começou a ficar quente o tempo, já começam os incêndios também”, diz.

A comerciante Veronica Malaquias, de 36 anos, ainda afirma que na quarta-feira (27) outro incêndio atingiu o mesmo terreno.

A região tem muitas crianças, que brincam próximo a área do incêndio e sofrem as conseqüências do fogo. Para diminuir os impactos da fumaça, mesmo após a saída dos bombeiros, a filha de Rosangela jogou água em algumas partes do terreno.

“Meu netinho está aqui, então falei pra ela jogar um pouco de água para amenizar a fumaça e as cinzas por aqui”, diz.

No entanto, os vizinhos do local com quem a reportagem do Campo Grande News conversou admitiram que a maioria dos incêndios são provocados pela própria população, que aproveita o terreno para queimar pequenos montantes de lixo ou entulhos.

“Geralmente começa com os próprios moradores. Mas nunca ninguém vê quem começou, quem colocou o fogo”, conta a dona de casa.

Moradora ajuda bombeiros a apagar queimada. (Foto João Garrigó)
Moradora ajuda bombeiros a apagar queimada. (Foto João Garrigó)

No entanto, o capitão dos bombeiros, Danilo Santos Moreira, alerta que esses pequenos focos de incêndio provocados pelos moradores são os principais causadores de incêndios de grande porte, como aconteceu nesta manhã.

“O fogo geralmente acaba se alastrando, principalmente em uma área como esta, que é propensa a incêndios devido a grande quantidade de mato”, afirma.

Ele também ressalta que neste período do ano as ocorrências de incêndio já começam a aumentar por conta da redução das chuvas e a população precisa dobrar os cuidados em relação às queimadas, principalmente, na área urbana.

“Até meados de outubro registramos muitos incêndios, neste mês já sentimos o aumento das ocorrências deste tipo. A umidade vai diminuindo e o mato fica seco, facilitando que o fogo se alastre”, explica.

Para controlar o incêndio nesta manhã, foram necessários sete militares, que utilizaram abafadores para apagar o fogo. Uma chuva rápida e leve que caiu no início da tarde ajudou o trabalho dos bombeiros.

Mata - Mesmo com os prejuízos visíveis do incêndio, alguns moradores afirmam que preferem a mata queimada ao seu estado normal. O terreno é tomado pelo mato alto.

“Eu acho até bom porque diminui um pouco o matagal. Pelo menos assim some abaixo um pouco o mato, limpa o terreno”, diz a comerciante.

Ela afirma que o local serve de esconderijo para ladrões e usuários de drogas. “À noite vive cheio de malandro aí e cadê os proprietários para tomarem uma providência, limpar o terreno?”, questiona.

A reportagem ainda não obteve retorno da Prefeitura Municipal para saber se área é pública. Os moradores não souberam informar de quem seria área.

Nos siga no Google Notícias