ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Recadastramento de criadores de pássaros termina dia 30

Redação | 16/06/2009 14:26

Atenção criadores de pássaros, termina no dia 30 de junho o prazo para o recadastramento junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). Quem não o fizer poderá ser multado em R$ 500 por pássaro e ainda ficar sujeito a apreensão dos mesmos.

Segundo Márcia Nantes, técnica do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros, devem procurar o Ibama aqueles que já possuem seus nomes no Cadastro Técnico Federal para atualizarem seus dados.

"No sistema, as informações são antigas. E o Ibama quer saber onde estes criadores estão. Pode ser que estas pessoas tenham mudado e a gente não sabe", explica Márcia.

O cadastramento é obrigatório para criadores amadores de pássaros da fauna silvestre, ou seja, os que são encontrados no Brasil. "Quem tem animal da fauna exótica, este recadastramento não é necessário. A pessoa está legal apenas mantendo a nota fiscal da compra da ave".

Conforme Márcia, caso uma pessoa queira adquiriu um Bicudo, por exemplo, ela tem fazer o cadastro no Ibama, pagar uma taxa de R$ 30 e o criador faz a transferência da posse da ave pelo sistema do Instituto.

Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 2.700 criadores cadastrados, conforme dados do ano passado.

Para fazer o cadastro o criador amadorista tem de ir até uma agência do Ibama mais próxima com os documentos pessoais e comprovante de residência de, no mínimo, seis meses ininterruptos, ou um ano alternado.

Nos siga no Google Notícias