ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Receita aperta cerco às compras feitas no Paraguai

Redação | 03/07/2010 15:39

A operação Férias Legais, realizada desde terça-feira pela Receita Federal, aperta o cerco contra as compras feitas no Paraguai e que não são regularizadas ao entrar em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o auditor-fiscal da Receita em Ponta Porã, Gustavo Henrique Timler, já foram apreendidos R$ 300 mil em mercadorias, como eletrônicos, brinquedos, materiais de informática e maquiagem.

"Como sabem da fiscalização, muitos deixam as mercadorias represadas no Paraguai e em Ponta Porã, portanto o material deixa de chegar a Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro", afirma.

Neste sábado, dia em que, tradicionalmente, muitos sul-mato-grossenses viajam para a região de fronteira, a fiscalização causa longas filas de veículos na BR-463. A ação é realizada no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Ao todo, 32 servidores participam da fiscalização. Doze foram nomeados na semana passada e estão treinando para atuar no Núcleo Especial de Repressão ao Contrabando e Descaminho. A Receita Federal enviou dez servidores de Brasília para atuar no apoio à ação.

O auditor explica que a Receita Federal de Ponta Porã funciona de segunda a sábado até às 20h e aos domingos até às 16 horas para que o turista regularize as compras feitas no país vizinho.

As mercadorias com valor inferior a 300 dólares são declaradas gratuitamente. Se ultrapassar o valor da cota, deve-se pagar o imposto da Receita Federal, que equivale a 50% do valor excedente. "No caso de um notebook que custa mil dólares, a pessoa paga a metade do valor excedente à cota, portanto 350 dólares", explica Gustavo Timler.

Nos siga no Google Notícias