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Cidades

Reclamações contra telefônicas aumentam 153% em 2009

Redação | 30/03/2009 12:43

As reclamações contra as empresas de telefonia tiveram aumento de 153% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

A informação foi repassada pelo superintendente estadual do Procon, Lamartine Ribeiro, que participou esta manhã de audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa para discutir o assunto.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o órgão recebeu 411 reclamações, contra 162 no mesmo período de 2008.

Em alguns casos, houve aumento de 1.900% nas reclamações, como é o caso da GVT, que passou de 1 para 20 em janeiro e de seis para 12 em fevereiro.

A líder no ranking é a Brasil Telecom, que teve oscilação de 38 para 117 queixas em janeiro (aumento de 207%) e de 38 para 135 em fevereiro (255%). Só a TIM registrou redução em fevereiro, de 11 para 6.

No ano passado, as empresas de telefonia fixa e móvel responderam por 50,78% dos atendimentos feitos pelo Procon.

Foram 5.989 contra 11.794 no geral. Das reclamações, foram 1,5 mil, que representa 40,34% do total de queixas registradas em 2008 pelo órgão.

Lamartine Ribeiro afirmou que o Procon busca agilizar ao máximo o atendimento dos pedidos dos consumidores.

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