ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Redução da maioridade abre brecha para polêmica da CNH aos 16 anos

Aline dos Santos | 02/07/2015 17:52

A redução da maioridade penal em alguns tipos de crime pode abrir brecha para que adolescentes requisitem na Justiça o direto a obter CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O alerta partiu da Associação Nacional dos Detrans, que prepara um pedido para que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) traga 18 anos como idade mínima.

Atualmente, o artigo 140 do código estabelece no primeiro requisito que o candidato a motorista deve ser penalmente imputável. Ou seja, pode receber acusação por meio de queixa, crime ou denúncia do órgão público pela prática de um delito.

De acordo com a associação, o temor é que, mesmo que o texto aprovado na Câmara seja para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, a proposta abre brecha jurídica para dirigir.

“Se a pessoa se torna penalmente imputável pode ter acesso à CNH. No mínimo, precisa ter essa discussão sobre o direito ou não da habilitação. Passar, por consequência dessa decisão, a ter direito à habilitação é temerário sem estudo da consequência disso para o nosso trânsito”, afirma o diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Gerson Claro.

Para ele, a possibilidade de obter carteira de motorista a partir dos 16 anos precisa de ampla discussão, que deveria ter sido feita de forma simultânea ao da redução da maioridade penal para alguns tipos de crime.

“Vale à pena um debate mais avançado, estudar a possibilidade. Pode ser só durante o dia, acompanhado pelos pais”, afirma. Segundo ele, em outros países, existe a modalidade de habilitação com restrições.

A possibilidade preocupa quem atua no trânsito de Campo Grande. “Se a redução da maioridade for aprovada é inevitável que também seja aprovada a questão da habilitação. E o impacto disso no trânsito não dá para saber. Hoje, o grupo que mais infringe a Lei Seca são os jovens de 18 a 35 anos. Os adolescentes também bebem, dizer que isso não acontece é uma falácia. A consequência de alguém de 16 anos conduzindo veículo é incerta e nos deixa muito preocupados”, salienta o comandante do BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), coronel Renato Tolentino Alves.

Segundo o advogado constitucionalista André Borges, a redução da maioridade penal, caso seja efetivada, vai gerar discussões, mas ele avalia que os pedidos para obter CNH serão negados. “Um ou outro juiz pode conceder liminar, mas a maioria dos pedidos será rejeitada. Além do fato que a emenda tem um longo percurso e vão questionar a votação no Supremo Tribunal Federal”, afirma.

A Câmara Federal aprovou texto reduzindo a maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

A proposta ainda vai ter de passar por mais uma votação no Plenário da Câmara e em dois turnos no Senado.

Nos siga no Google Notícias