ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Redução do IPI não baixou preço de eletrodomésticos

Redação | 06/05/2009 15:20

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), permitida pelo Governo Federal, ainda não baixou o preço dos eletrodomésticos em Campo Grande, informou o Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) por meio de pesquisa divulgada hoje.

O levantamento de preços foi realizado com eletrodomésticos da linha branca em sete estabelecimentos comerciais da Capital, com o objetivo de avaliar o reflexo da redução do IPI para o consumidor.

Segundo o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, ainda não foi possível verificar nessa primeira pesquisa o repasse da redução do IPI. Para isso, explica, seria necessária a renovação do estoque por parte das lojas.

Em 30 dias, o órgão deverá realizar nova pesquisa para verificar se a redução do imposto será repassada aos consumidores.

Preços - A pesquisa do Procon apurou o valor de mercado de 74 itens, incluindo fogão, geladeira e forno de microondas.

A maior variação de preços foi de 88%, constatada na cafeteira elétrica. A batedeira apresentou a segunda maior oscilação de preço, com 64%. O preço do forno de microondas variou entre 49% e 54%.

A menor variação encontrada na pesquisa foi a do liquidificador, que registrou 34%. O levantamento do Procon foi realizado com marcas específicas, e apenas com eletrodomésticos cuja redução do IPI já foi autorizada pelo Governo Federal.

Nos siga no Google Notícias