ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Registro profissional agora poderá ser feito pela internet

Cristina Livramento | 27/01/2016 21:45

O Ministério do Trabalho e Previdência Social começou a expedir, nesta quarta-feira (27), os registros profissionais pela internet. Segundo a assessoria do ministério, o objetivo da medida é oferecer um atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que hoje têm de se dirigir às delegacias do Trabalho para solicitar o registro.

O cartão emitido pela internet vai substituir o registro atual, que é anotado nas carteiras de trabalho. Espera-se também com isso aprimorar a segurança das informações. As mudanças no sistema de registro profissional para as 14 profissões que exigem o registro foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje.

As pessoas que já solicitaram o registro e tiveram o pedido aceito pelo Ministério do Trabalho também podem acessar o site do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb) ou o porto do ministério para imprimir o cartão de registro. Com isso, o profissional não precisará mais voltar ao posto de atendimento para que o registro seja anotado na carteira de trabalho.

O Sirpweb, segundo o ministério, tem o objetivo de dar transparência e agilidade aos processos de registro, adequando-se ao que dispõe a Lei de Acesso à Informação. A partir de agora, o sistema estará disponível para o profissional que precisar ter o registro. É importante apresentar a documentação exigida para cada caso e acompanhar o andamento do processo até a impressão do cartão com o registro.

Segundo a assessoria do ministério, das 86 categorias profissionais reconhecidas, o registro a ser concedido pelo Ministério do Trabalho destina-se a 14 que são regulamentadas por leis federais: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversão, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.

(com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias