ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Reincidência de adolescentes de Uneis chega a 40%

Redação | 20/05/2008 18:44

A reincidência de adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas em regime fechado, nas Uneis, chega a 40% em Campo Grande. A informação é do juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, Danilo Burin. De acordo com o magistrado, a reincidência cai para 10% entre os jovens que cumprem medidas em regime aberto.

A diferença de regimes e o retorno à prática de atos infracionais está entre os argumentos do juiz para o investimento em meios que garantam a recuperação dos jovens. Hoje, cerca de 150 jovens, entre meninos e meninas, cumprem medidas sócio-educativas nas Uneis (Unidades de Internação) de Campo Grande em regime fechado. No regime aberto, há pelo menos 500 jovens. Estes estão em liberdade assistida.

De acordo com o juiz, não deve haver redução da criminalidade e dos altos índices de violência com a aplicação de sanções severas, porque em qualquer setor da sociedade (adulto ou adolescente), a criminalidade é uma conseqüência da sociedade em que vivemos. Burin defende que o problema está na formação da família, na falta de emprego e na falta de oportunidade.

Ainda segundo o juiz, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos não deve reduzir a quantidade de crimes. Na avaliação de Burin, os adolescentes estão bem propícios à ressocialização, em especial se receberem o tratamento adequado. Ele explica que os adolescentes não se preocupam com o tamanho da medida sócio-educativa e menos a certeza da punição.

Nos siga no Google Notícias