ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Reitor da UEMS é reeleito com 89% de aprovação e vai administrar 207 milhões

Antonio Marques | 18/06/2015 18:18
Reitor Fábio Edir é reeleito com quase 90% de aprovação para mais 4 anos à frente da UEMS (Fotos: Ademir Almeida DouradosNews)
Reitor Fábio Edir é reeleito com quase 90% de aprovação para mais 4 anos à frente da UEMS (Fotos: Ademir Almeida DouradosNews)

Com quase 90% de aprovação, o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir, foi reeleito para mais quatro anos de gestão. Foi a primeira vez na história da instituição que não houve disputa para o cargo. Na eleição anterior cinco chapas concorreram, quando Edir assumiu a reitoria em 2011. O orçamento anual que era de R$ 68 milhões naquele ano, em 2015 é de R$ 207 milhões.

Para Fábio Edir, o fato de não haver disputa já refletiu o reconhecimento do trabalho desenvolvimento à frente da reitoria. “A votação apenas confirmou que nosso trabalho foi aprovado, mas ainda assim temos consciência que há muito a fazer.”

A UEMS foi criada pela Constituição Estadual de 1979, pelo então governador Pedro Pedrossian com sede e foro na cidade de Dourados. Atualmente está presente com cursos em 21 municípios e tem sede em 15. A sede própria de Capital, em fase final de acabamento, deve ser entregue até o final deste mês, segundo o reitor.

De acordo com a assessoria da Universidade, atualmente a instituição oferece 58 cursos de graduação e 15 de pós-graduação, sendo 13 mestrados e 2 doutorados, um de Recursos Naturais, em Dourados; e o mais recente, de Agronomia, no campus de Aquidauana. Foi a primeira universidade estadual da região Centro-Oeste a criar curso de doutorado.

A UEMS ainda é a única universidade a oferecer 10% de reserva de vagas para indígenas e 20% para cota socio-racial, para alunos negros que estudaram em escolas públicas. O ingresso só ocorrer por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelo Sisu (Sistema e Seleção Unificada).

Dentre os desafios para a nova gestão, que iniciará em setembro deste ano e vai até 2019, o reitor disse que será a descentralização das atividades e a redefinição da estrutura administrativa. Em relação a tão esperada sede de Campo Grande, Fábio Edir revelou que não está previsto ampliação de cursos no momento, “queremos consolidar os cursos existentes”. Na Capital são oferecidos oito graduações e três cursos de mestrados.

Atualmente são atendidos cerca de 9,5 mil acadêmicos, considerando os cursos de EAD (Educação à Distância). Conforme a assessoria da UEMS, estão previstos para os próximos anos mais 11 pólos de EAD, espalhados pelos municípios de Mato Grosso do Sul.

O professor Fábio Edir é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro (1991). Tem mestrado (1994) e doutorado (1999) em Zoologia também pela UNESP/Rio Claro (SP).

Nos siga no Google Notícias