ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Reitor levará nova decisão do Conselho ainda hoje ao MEC

Redação | 14/10/2008 09:54

O reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Manoel Catarino Peró, levará a lista tríplice com o resultado da eleição do Coun (Conselho Universitário) ainda hoje ao MEC (Ministério da Educação).

Dos 36 membros do Conselho, que têm direito a voto, 25 optaram por Célia, que é a candidata do atual reitor Manoel Catarino Peró. O candidato que estava em segundo lugar na disputa, Antônio Osório, teve oito votos, enquanto Jair Vicente ficou com apenas três.

Ele acredita que escolha do Conselho deverá ser respeitada porque normalmente o nome do primeiro colocado é aprovado pelo MEC.

Os membros do Coun foram convocados para a eleição hoje porque a lista encaminhada ao MEC (Ministério da Educação) foi recusada. O Ministério determina que o Coun faça uma eleição, o que não havia sido feito.

Peró afirma que o MEC não rejeitou, mas sim, devolveu o documento. Ele explica que o Coun referendou a decisão do corpo universitário, sem fazer eleição. Segundo o reitor, o Coun é colegiado máximo e responsável pela escolha do reitor. O mandato de Peró termina em 10 de novembro.

Contestação - O acadêmico Ítalo Milhomem, que é integrante do Coun, afirma que representantes dos alunos se organizam para ir a Brasília contestar a escolha de Célia Maria, atual pró-reitora de ensino. Eles apresentam documentos e afirmam que ela responde por irregularidades administrativas.

Entre cinco denúcnias citadas, estão recebimento de diárias a mais, afastamento irregular, violação de dedicação exclusiva à bolsa de pós-graduação.

Já o reitor, afirma que não se trata de um processo, mas sim, de um procedimento que respondeu no MPF (Ministério Público Federal). Ele acredita que a questão não irá influenciar na escolha do reitor.

Nos siga no Google Notícias