ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Relator do STF avalia pedido da OAB de urgência no julgamento das demarcações

Paula Maciulevicius | 29/05/2012 17:50

O pedido foi enviado pela OAB no último dia 8 de maio, devido a tensão na região de Corumbá, onde kadiwéu ocupam 12 fazendas

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Ayres Britto, assegurou que o pedido de urgência no julgamento da ação de demarcações de terras indígenas, feito pela OAB de Mato Grosso do Sul, foi encaminhado ao ministro relator da ação, Celso de Mello.

O pedido de urgência no julgamento foi enviado pelo presidente da Ordem, Leonardo Duarte, no último dia 8 de maio, devido a tensão e os conflitos na região de Corumbá, onde índios kadiwéu ocupam 12 fazendas do Pantanal.

As Comissões de Assuntos Agrários e Agronegócio e Permanente de Assuntos Indígenas da OAB pediram agilidade do STF para que julgue o processo de terras indígenas no Estado. Para a presidente da Copai, Sámia Roges Jordy Barbieri, produtores rurais e índios são vítimas deste impasse que dura mais de 20 anos.

Os produtores rurais entraram com o pedido de reintegração de posse, mas a ação não teve apreciação dos pedidos pela Justiça Federal da comarca de Corumbá, que alegou que o processo é de competência do STF.

A vacinação do rebanho estava prevista para terminar no dia 15 de junho, mas foi prorrogada por duas semanas devido os conflitos. A Força Nacional e a Polícia Federal estão nos municípios onde há fazendas invadidas.

Ocupação - A invasão das fazendas, denominada pelos índios como retomada, foi deflagrada no início de maio, após o STF considerar nulos os títulos de terra localizados em área indígena no sul da Bahia. Conforme os fazendeiros, indígenas armados expulsaram os funcionários.

A demarcação da reserva dos kadiwéus, localizada entre Porto Murtinho e Corumbá, foi em 1981. Dos 538 mil hectares, 160 mil estão em disputa na Justiça desde 1987. O processo tramita há 25 anos no STF.

À época, o governo do Estado concedeu títulos de posse da terra. Contudo, a história da terra dos kadiwéus remonta ao Segundo Reinado, quando o imperador Dom Pedro II doou a área como contrapartida pela participação dos indígenas na Guerra do Paraguai.

Nos siga no Google Notícias