ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Reserva do Guariroba ganha plano de manejo, após 15 anos

Redação | 25/02/2010 07:06

Está disponível para consulta pública o Plano de Manejo da APA (Área de proteção ambiental) dos mananciais do córrego Guariroba, o principal responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande. O plano, com validade de cinco anos, foi aprovado em medida publicada hoje pela Semadur (Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) no Diário Oficial de Campo Grande, junto com a abertura da consulta pública.

O Plano de Manejo chega 15 anos após a criação da APA e, principalmente, após anos e anos de degradação da região, ocasionada principalmente pela exploração da pecuária.

Além de uma espécie de raio-x da reserva, o plano traz medidas de conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais.

A área de proteção tem 45 mil hectares. Mais de 80% são ocupados por pastagens artificiais.

São extraídos do córrego mais de 4 mil metros cúbicos diários para abastecer a cidade, o que faz desse um manancial cuja preservação é essencial para Campo Grande.

O conteúdo do plano de manejo da APA pode ser consultado em três lugares, na Divisão de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Semadur, no Centro de Documentações Técnicas da Planurb e na página da Prefeitura de Campo Grande: www.pmcg.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias