ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Residentes médicos continuam greve por reajuste salarial

Redação | 18/08/2010 11:01

Os médicos residentes dos hospitais da Capital estão em greve. A paralisação teve início na tarde de ontem, por conta de reajustes na bolsa que os médicos recebem. A proposta feita pelo MEC (Ministério da Educação) e do Ministério da Saúde não foi satisfatória.

Na Capital são quase 300 residentes e cerca de 150 estão de braços cruzados. Eles são lotados no Hospital Universitário, Santa Casa e Maternidade Candido Mariano, onde apenas um residente ficou de plantão.

O objetivo da greve é lutar pela extensão da licença maternidade, reajuste de 38,7% sob a bolsa, melhores forma de aprendizado e, ainda, a concessão de um gratificação como o 13ª na bolsa.

De acordo com o representante dos médicos residentes da Santa Casa, Daniel Gonçalves de Miranda, ontem à tarde houve a primeira proposta do MEC (responsável pela remuneração dos residentes), de reajuste de 20%. A proposta não foi aceita e a greve prosseguiu. Amanhã haverá contra-proposta, onde os residentes devem apresentar o valor de 30%. "Se não for aceito, continuamos paralisados", explica. Apenas o atendimento a emergências é realizado pelos residentes.

O último reajuste, segundo Miranda, foi em 2006. "E mesmo assim, só foi dado após greve de 30 dias", recorda. A bolsa de um residente é de R$ 1.916 e sua carga horária é de 60 horas semanais. O residente é o graduado em medicina que presta concurso público para se especializar em uma área especifica. Ela tem grau de pós-graduação e varia conforme a especialidade (Em pediatria, a residência dura 2 anos, já em neurologia, 5 anos).

Amanhã, os residentes continuam as paralisações, realizando um protesto em frente ao Hospital Regional, a partir das 8h.

A proposta da ANMR (Associação Nacional dos Médicos Residentes), com o reajuste de 30%, será enviada hoje à tarde ao MEC. Eles esperam receber a resposta até sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias