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Cidades

Jovem espera que demora de até 30 dias para consulta termine com resolução

Paula Vitorino | 20/06/2011 15:48

Mesmo com situação grave de saúde, estudante espera até 30 dias por consulta

Lais Nunes, de 22 anos, enfrenta toda vez que precisa marcar com médico pelo seu plano de saúde particular, a Unimed.
Lais Nunes, de 22 anos, enfrenta toda vez que precisa marcar com médico pelo seu plano de saúde particular, a Unimed.

Até 30 dias para consulta, se tiver sorte. Essa é a média de espera que a estudante Lais Nunes, de 22 anos, enfrenta toda vez que precisa marcar consulta pelo seu plano de saúde particular, a Unimed.

A saga faz parte da rotina da jovem há cerca de dois anos, desde que ela aderiu ao plano, mas está com os dias contados segundo resolução publicada hoje no Diário Oficial da União.

A medida determina prazos máximo de 7 dias a 14 dias, dependendo da especialidade médica, para o usuário dos planos de saúde esperarem por uma consulta. As operadoras têm 90 dias para se organizar e se adequar às novas regras.

Mas apesar da exigência, a estudante tem dúvidas sobre o real cumprimento dos prazos nos atendimentos. “Acho que vai continuar a mesma coisa, não vão cumprir totalmente”, acredita.

Para a resolução ser cumprida, ela sugere que exista uma fiscalização. “Tem que ter uma fiscalização em cima para cumprir, mas isso não acontece com os planos de saúde. Só quando acontece um caso de escândalo é que vão ver que não cumpriram as determinações”, alerta.

A estudante ainda teme que mais médicos deixem de atender pelo plano de saúde após a determinação.

Espera - Lais precisa ir regularmente ao ginecologista e ao gastroenterologia por conta de problemas com refluxo e ciclo menstrual. Mas mesmo em casos de urgência, as consultas com os especialistas da Unimed são agendadas com até 30 dias de espera.

No início deste mês, no dia 3, ela precisou com urgência ser atendida pela gastro, mas a secretária informou que só tinha horário depois do dia 31. Mesmo explicando seu estado de saúde, a jovem só conseguiu uma promessa da atendente em tentar um encaixe e depois dar retorno, mas quinze dias após isso não aconteceu.

“Falei que era um caso grave, que estava com sangramento, mas a secretária falou que a médica tinha viajado um tempo antes e por isso a agenda dela ficou apertada. Mas isso sempre acontece, toda vez é essa demora”, afirma.

Cada vez que precisa de uma consulta com a especialista, ela espera em média um mês para ser atendida.

A estudante também relata que enfrenta o mesmo problema com outras especialidades e frequentemente ouve de amigos e familiares as mesmas reclamações sobre a espera.

“Só consegui diminuir pra cinco dias a consulta com a ginecologista depois que ela viu meu quadro clínico. Mas antes disso demorava uns 20 dias pra um horário”, diz.

No início do ano, o Campo Grande News mostrou que ainda mais grave é a situação de quem depende de pediatras, quando a consulta chega a ser marcada depois de 3 meses.

Sem saída - O descaso no atendimento causa indignação na jovem, já que ela paga mensalmente R$ 189 pelo plano de saúde para ter um serviço de qualidade. Em cada consulta também paga o valor de R$ 26.

“Fico indignada, porque a gente paga caro pelo plano de saúde e o atendimento dá quase a mesma coisa que o SUS (Sistema Único de Saúde)”, reclama.

No entanto, ela afirma que o paciente não tem muita escolha e acaba ficando refém do serviço.

“Depois da primeira consulta você acaba ficando preso do médico e do plano. Porque se você for procurar outro vai ter que repetir todos os exames, ter mais gasto e espera até chegar ao mesmo diagnóstico”, denuncia.

Estudante de direito, ela ainda ressalta o problema da falta de atenção dos clientes ao assinar o contrato com as empresas, que muitas vezes “maquiam” as cláusulas.

“A maioria das pessoas não conhecem seus direitos e assinam o contrato pelo valor, não pelo que diz. Aí só descobre das falhas quando precisa de um serviço e tem de entrar na justiça”, alerta.

Resolução - A Unimed informou por meio da assessoria que ainda serão definidas as diretrizes para o cumprimento da resolução, após uma reunião entre a diretoria. Mas garantiu que a empresa irá se adequar a exigência dentro do prazo de 90 dias.

De acordo com a exigência da ANS (Agência Nacional de Saúde), os beneficiários dos planos de saúde não poderão esperar mais que sete dias por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.

Para as outras especialidades o prazo de espera será de até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas o prazo de espera terá que ser garantido pelas operadoras em até dez dias.

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