ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Resolução veta uso de arma de fogo em protestos e reintegração de posse

Aline dos Santos | 19/06/2013 09:08

Com a onda de protestos que varre o país e, no caso específico de Mato Grosso do Sul, recorrentes ações de reintegração de posse, a Secretaria dos Direitos Humanos recomenda que não devem ser utilizadas armas de fogo em manifestações e eventos públicos e nem na execução dos mandados judiciais.

No dia 30 de maio, a desocupação da fazenda Buriti, em Sidrolândia, resultou na morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos. Tanto a Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) quanto a PF (Polícia Federal) confirmaram ter munição letal, no entanto, ambas fazem mistério sobre o uso de arma de fogo. No local, conforme o MPF (Ministério Público Federal), foram localizadas cápsulas de munição ponto 40, ponto 45 e 9 mm.

Conforme a resolução publicada hoje no Diário Oficial da União, o uso de armas de baixa letalidade (com pouca probabilidade de causar mortes ou lesões corporais permanentes) somente é aceitável quando comprovadamente necessário para resguardar a integridade física do agente do Poder Público ou de terceiros. Ou em situações extremas em que o uso da força é comprovadamente o único meio possível de conter ações violentas.

As armas de baixa letalidade não podem ser utilizadas contra crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos. As recomendações levam em consideração a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e manuais do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A portaria assinada pela ministra Maria do Rosário Nunes, também resguarda o trabalho da imprensa. Em São Paulo, jornalistas foram feridos por balas de borracha no protesto contra o reajuste da tarifa do transporte público.

“Os repórteres, fotógrafos e demais profissionais de comunicação devem gozar de especial proteção no exercício de sua profissão, sendo vedado qualquer óbice à sua atuação, em especial mediante uso da força”.

A ministra também criou um grupo de trabalho para regulamentar o “Uso da Força e de Armamentos de Baixa Letalidade”.

Nos siga no Google Notícias