ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Restaurantes árabes terão de exibir valor nutricional dos alimentos

Da Agência Brasil | 22/12/2010 16:34

A partir de 2011, mais de 60 redes de comida rápida do país serão obrigadas a exibir aos clientes o valor nutricional e calórico das refeições e lanches vendidos. As empresas terão de fornecer a informação sobre a quantidade de carboidratos, fibras, proteínas, sódio e gordura (trans e saturadas) presente nos alimentos e em comparação ao recomendado para o consumo diário.

Os dados deverão ser constar nas embalagens dos produtos ou em quadros, cardápios e cartazes. Se a lanchonete ou restaurante tiver página eletrônica, também deverá colocar a tabela nutricional na internet.

A nova exigência faz parte de um acordo firmado, no início do mês, entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG) e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), representante do setor de fast food.

As empresas têm seis meses para se adequar. Caso descumpram o acordo, estarão sujeitas ao pagamento de multa que varia de R$ 2,5 a R$ 5 mil, conforme o MPF.

Com a tabela nutricional, a Anvisa espera que o consumidor opte por uma refeição mais saudável quando estiver fora de casa. O número de brasileiros obesos e acima do peso cresce a cada ano, o que preocupa as autoridades de saúde.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, este ano, revelaram que quase metade dos brasileiros está acima do peso. A incidência da obesidade na população subiu de 11,4%, em 2006, para 13,9%, em 2008.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentada na semana passada constatou que o consumo de açúcar e gordura no país está acima do considerado ideal. De 2003 a 2009, 17% da dieta alimentar diária do brasileiro eram de açúcares, enquanto que o recomendado é de 10%. O consumo de gorduras subiu de 27,8% para 28,7% no mesmo período. As frutas e hortaliças representam apenas 2,01% e 0,8% da dieta alimentar, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias