ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Restrição de pesca durante defeso terá data fixa anual

Redação | 22/08/2008 13:47

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estabeleceu em 5 de novembro até o último dia de fevereiro o período de defeso para a piracema nos rios de Mato Grosso do Sul. A data será, agora, fixa e só deve sofrer ajustes anuais caso sejam necessárias, conforme o órgão.

As novas regras para o período de defeso foram discutidas nesta semana em Corumbá, na sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa de Agropecuária). Além de fixar a data, o tradicional pesque e solte ficou restrito à calha do Rio Paraguai. A legislação ambiental já proibia a atividade nas cabeceiras dos rios Miranda, Aquidauana e Taquari e o Ibama endossou a decisão.

Durante o período de defeso, não será permitida a pesca de pacu, pintado, cachara, jaú e dourado nem mesmo para subsistência. Antes havia uma cota de três quilos mais um exemplar de qualquer peso.

Ficou limitada, ainda, a quantidade de joão-bobo e cavalinho a 20 por pescador. Trata-se de tipos de anzóis que ficam amarrados a linhas ou bóias, durante a pesca. Também fica proibido o uso de animais aquáticos alóctones (não naturais daquela bacia) como iscas vivas e a pesca sobre pontes e pontilhões em que haja trânsito de embarcações.

A nova norma proíbe o pescador profissional e amador de transportar peixes em condições que não permitam a identificação da espécie (sem cabeça, nadadeiras ou mesmo em filés ou postas).

O Ibama deve publicar as novas regras, que já valem para o próximo período de defeso.

Nos siga no Google Notícias