ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Reunião com Ministro da Justiça será amanhã às 15 horas

Redação | 27/10/2009 14:41

A audiência do prefeito Nelson Trad Filho com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, será amanhã, às 15 horas, e terá a presença do diretor-geral do Depen (Sistema Penitenciário Nacional), Airton Michels. A reunião foi marcada pela bancada federal, através do coordenador, o deputado federal Waldemir Moka (PMDB).

Nelsinho tentará "frear" a transferência de criminosos de alta periculosidade para Campo Grande. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, Nelsinho já pediu ao corregedor da Penitenciária Federal de Campo Grande, juiz federal Dalton Igor Kita Conrado, que leve em conta nas decisões sobre a permanência ou não dos traficantes, "a pesada carga social que isso significa para a cidade".

A audiência foi decidida em uma reunião ontem no gabinete do prefeito Nelson Trad Filho com representantes de governo, prefeitura, OAB, MPF, MPE e Poderes Legislativos federal, estadual e municipal, Igreja Católica, evangélicos e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A Penitenciária Federal de Campo Grande tem cerca de 150 presos de alta periculosidade. O Sistema Penitenciário Federal tem unidades prisionais também em Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).

A reunião acontece após o Ministério da Justiça ter transferido no fim de semana, em caráter emergencial, dez líderes de três facções criminosas dos presídios de Bangu I, Bangu III e Vicente Piragibe, do Rio de Janeiro, para a Penitenciária Federal de Campo Grande. São oito integrantes do Comando Vermelho, um da organização ADA (Amigos dos Amigos) e um do Terceiro Comando Puro.

A ação contou com 130 profissionais, entre integrantes da Força Nacional, Polícia Federal, agentes penitenciários federais e policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro.

Os detentos ficam em celas individuais e em alas separadas do presídio, sem qualquer contato uns com os outros. O Presídio Federal de Campo Grande conta ainda com o traficante Fernandinho Beira-Mar; com o "Batman", da milícia chamada Liga da Justiça; e o Comendador Arcanjo, entre outros criminosos.

Nos siga no Google Notícias