ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Revitalização do Centro será apresentada até fim do mês

Redação | 02/10/2009 19:16

O Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) pretende apresentar até o fim do mês a proposta preliminar de revitalização do Centro de Campo Grande. Um conjunto de diretrizes de transformação da região central com projeção para 20 anos será apresentado na proposta do ZEIC-Centro.

Conforme o Planurb, as ações para dinamizar o Centro vão considerar aspectos socioeconômicos, urbanísticos e ambientais. A diretora-presidente do Instituto, Marta Lúcia da Silva Martinez, ressalta que todas as ações já desenvolvidas pelo órgão junto à sociedade mostraram que a sociedade está engajada no propósito de mudar a região.

Ainda de acordo com Marta, essa versão preliminar é resultante das discussões coordenadas pelo Planurb, que procurou saber da população como a região central atualmente é vista. O diagnóstico revela, por exemplo, que 72% das edificações são construções térreas, confirmando a horizontalidade da paisagem da área central.

Problemas - A situação do mobiliário e arborização urbana foi amplamente destacada no documento. O estado de conservação dos imóveis é identificado como regular, mas caminhando para um processo de deteriorização se nada for feito para protegê-los.

Outro grande problema ressaltado no estudo para a elaboração do plano são as pichações e o grafitismo indiscriminado nos prédios públicos. Isso tem descaracterizado o conjunto arquitetônico, especialmente nos monumentos históricos da cidade.

Somente 21% dos imóveis localizados no Centro são de uso residencial, segundo o plano. Há, no entanto, alguns pequenos nichos urbanos e aí se evidencia a diferença, em que o uso residencial predomina e cuja população é de média ou baixa renda, como é o caso da rua dos Ferroviários e da Vila dos Ferroviários.

Comércio - O diagnóstico reforça a vocação comercial da rua 14 de Julho e a necessidade de revitalizar a via como um centro comercial mais dinâmico, incluindo a diversidade de atividades para funcionamento no período noturno. Ali existe a necessidade do alargamento das calçadas para priorizar os deficientes.

O diagnóstico mostrou que a reestruturação da rua 14 de Julho, onde existe a maior densidade de comércio e de outras vias adjacentes, poderá refletir em uma área total de 225 hectares, englobando mais de 250 quadras.

De acordo com a diretora do Planurb, não existirão intervenções isoladas na revitalização do Centro. O plano pode ser conferido no site www.pmcg.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias