ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Rio Paraguai deve ter a menor cheia dos últimos dez anos

Redação | 04/05/2009 16:08

A cheia do Rio Paraguai deve ser uma das mais baixas da década, cerca de 3 metros, na régua da Base Naval de Ladário. Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Ivan Bergier, a inundação deste ano deve ser comparável às de 2001 e 2005, os anos mais secos da década.

A previsão é baseada no novo modelo de previsão de cheias, Modelad (Modelo de Previsão do Nível do Rio Paraguai em Ladário), o qual utiliza dos dados históricos coletados desde 1900 pela Marinha do Brasil.

"A segunda previsão do Modelad aponta para um ano de seca na planície de inundação do rio Paraguai. A previsão realizada em abril, com erro médio de 29,5 cm, situa-se na porção inferior da previsão realizada em março, sugerindo que o rio Paraguai deve ter seu nível máximo ao redor de 3 metros", explica Bergier.

Caso o nível máximo observado seja inferior aos 3,15 metros verificados no ano de 2001, este ano deverá ser o ano mais seco desde 1973.

Segundo Bergier, isso deve se concretizar se o nível de rio subir no máximo 2 centímetros por dia ao longo do mês de maio. "Nos últimos 35 anos, os três menores níveis máximos observados ocorreram nessa década", revela o pesquisador.

Alerta

Nos siga no Google Notícias