ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Rio Paraguai enfrenta trechos de assoreamento, diz Ibama

Redação | 12/11/2010 14:17

Uma expedição de técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) percorreu o trecho do Rio Paraguai entre Corumbá e Porto Murtinho, na região sudoeste do Estado, e constatou que em diversos pontos o leito sofrem com o assoreamento. A preocupação se dá por conta do despejo de sedimentos pela produção agropecuária, o que acabar chegando à bacia pantaneira.

Durante a expedição, os técnicos encontraram bancos de areia e queda de barrancos no leito do Rio Paraguai.

Em nota, o Ibama comenta que o barco usado na expedição encalhou em dois pontos do percurso. Outros barcos também sofreram com o mesmo problema na região próxima Porto Murtinho.

Com a situação, o Rio Paraguai passa a dividir a mesma dificuldade com outro conhecido das autoridades ambientais. "Agora não é mais só o Taquari que está assoreado" comentou David Lourenço, superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul.

Além do assoreamento, o leito do rio Paraguai apresenta áreas desmatadas, em especial onde crescem carandás, uma espécie típica de palmeira. O período de seca torna a navegação crítica no rio. Porém, o desmatamento das cabeceiras dos rios e a produção agropecuária na região do Planalto comprometem o futuro de uma importante bacia hidrográfica do Brasil.

Agravantes

Nos siga no Google Notícias