ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Risco de rebeliões faz agentes desistirem de paralisação

Redação | 05/08/2009 10:26

Mesmo com alerta de motim, emitido pela própria direção do sistema penitenciário, mais uma vez foi reduzido número de agentes penitenciários em plantão no Presídio de Segurança Máxima. A redução, somada a ameaças de morte sofridas pelos servidores por integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), tem motivado os servidores a aderirem a uma nova paralisação.

Porém, o risco de uma rebelião nos presídios do Estado tem barrado o protesto. O alerta emitido pela Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário) impede que os agentes entrem em greve.

A informação é do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Fernando Anunciação, mas ele revela que tem conversado com a direção da Agepen para evitar um novo protesto.

"Um protesto agora não seria benéfico nem para a categoria nem para o Agepen", afirma Anunciação, lembrando das ameaças de rebelião.

Em junho, após seguidas tentativas de fuga, agentes do Presídio de Segurança Máxima da Capital aderiram a paralisação de 24 horas. No protesto, os servidores cobraram aumento no efetivo, melhoria na estrutura do presídio e concurso público.

Em seguida, a Agepen atendeu à categoria e reforçou o número de agentes no plantão. Mas segundo Anunciação, os plantões voltaram a ter 3 agentes em cada pavilhão.

No mês passado, a Agepen emitiu um alerta sobre a possibilidade de motim em presídios do Estado. O documento que indica evidências maiores sobre o risco de rebeliões porque partiu de fonte oficial do Estado e foi encaminhado a todos os diretores de unidades penais de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias