ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Rodoviária poderá virar pólo com as três universidades

Redação | 19/03/2010 16:54

A Estação Rodoviária Heitor Eduardo Laburu, desativada em 31 de janeiro deste ano, pode se transformar em um pólo educacional com três instituições de ensino superior. Após a inspeção realizada hoje à tarde, os representantes das instituições vão definir qual o espaço previsto para os cursos a serem oferecidos no local.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados, Marcelo Amaral, e a presidente do Planurb (Instituto de Planejamento Urbano), Marta Martinez, acompanharam a visita realizada pelos representantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Uningá (Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda).

Agora, as instituições vão encaminhar, na próxima semana, o espaço reivindicado. A UFMS planeja implantar a Faculdade de Direito, que tem R$ 12 milhões do Ministério da Educação para construir o prédio próprio.

A Uningá, de Maringá, pretende investir R$ 3 milhões na construção do campus em Campo Grande. A previsão é gerar 25 empregos diretos. O centro universitário pretende instalar uma Escola de Gastronomia, cursos de pós-graduação e técnicos.

Já a UEMS poderá transferir os quatro cursos ministrados na Capital, com aproximadamente 200 alunos. As aulas deverão ocorrer numa escola estadual desativada, que está sendo reformada para receber a instituição.

Pólo - A proposta de transformar a velha rodoviária em pólo educacional deverá dar a dinâmica e revitalização sonhada há vários anos pelos moradores da região. Além de garantir o movimento no comércio, o empreendimento garantiria o movimento nos hotéis e até atrairia outros estabelecimentos da área da alimentação para a região.

"Estamos avaliando com cuidado porque vai mudar a dinâmica da região", afirmou Amaral, que vem acompanhando o processo junto com o Planurb e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Transporte.

A reforma e adaptação do espaço seria feita com investimento das três instituições de ensino. A prefeitura deverá ficar com a parte de desapropriação e cedência do espaço às universidades.

Desafio

Nos siga no Google Notícias