ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

RS põe de quarentena 140 alunos que estiveram na Capital

Redação | 14/07/2009 14:44

O Rio Grande do Sul colocou de quarentena 140 alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, que retornaram do 4º Jogos da Amizade, realizado no início deste mês em Campo Grande (MS). Oficial de comunicação social do colégio, o coronel Leonardo Araújo afirmou que quatro alunos apresentaram sintomas da gripe suína, como é conhecida a doença causada pelo vírus influenza H1N1.

Eles participaram da competição que teve a participação dos alunos dos colégios de Brasília (DF), Campo Grande, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS). Os estudantes gaúcho saíram de Porto Alegre no dia 3 de julho, dormiram no quartel do Exército de Cascavel (PR) e chegaram a Capital sul-mato-grossense na tarde do dia 4 deste mês.

No retorno, eles passaram por Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Foz do Iguaçu (PR). Neste período, a temperatura oscilou de 30 a 32 graus em Campo Grande para 5 graus na cidade paranaense.

"Em Foz do Iguaçu, quatro alunos começaram a apresentar os sintomas de gripe comum, com coriza e tosse, mas sem febre", explicou o coronel. Um quinto aluno apresentou sintomas de pneumonia. Eles foram examinados no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Quatro alunos teriam contraído a gripe suína.

Os alunos tiveram amostras coletadas para um exame a fim de detectar a presença ou não do vírus H1N1. Nenhum deles permaneceu internado, enquanto as amostras são analisadas em São Paulo. Em decorrência da suspeita, o Colégio Militar de Porto Alegre antecipou o início das férias.

Em Campo Grande, os alunos do Colégio Militar estão de férias desde ontem. A diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, estava em reunião e não se manifestou sobre a suspeita envolvendo os estudantes.

Os jogos

Nos siga no Google Notícias