ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ruralistas avaliam com cautela decisão sobre demarcação

Redação | 06/08/2009 09:26

A Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) realizou hoje uma coletiva para divulgar as impressões do setor rural quanto à decisão do TRF (Tribunal Federal Regional da 3ª Região), que suspendeu o processo demarcatório em Mato Grosso do Sul.

Embora considerem o resultado como mais uma vitória, a tônica é cautela. O vice-presidente da Famasul, Eduardo Riedel, disse que "a decisão mostra que a Justiça preza pelo direito de propriedade no Mato Grosso do Sul. Mas é uma liminar", ponderou.

Já o assessor jurídico da entidade, Gustavo Passarelli, disse que essa é a maior vitória desde a entidade reagiu às portarias da Funai (Fundação Nacional do Índio), ingressando com 32 ações.

A argumentação principal da ação que suspende os trabalhos para demarcação está baseada nos pontos definidos para o processo no caso da Raposa Serra do Sol, em Roraima. O principal deles é o que trata do marco temporal, estabelecendo como áreas tradicionalmente ocupadas aquelas em que haviam indígenas antes de 1998.

Segundo a entidade, estudo sobre a história das propriedades no Estado, mostra que elas foram adquiradas entre 1890 até a década de 40, o que comprovaria que nenhum indígena ocupava esses territórios até 88.

Nos siga no Google Notícias