ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Saga: Tuiuiú retorna nesta quinta-feira ao Pantanal

Redação | 09/02/2010 15:50

A saga do Tuiuiú encontrado no mês passado no Rio de Janeiro deve se encerrar nesta quinta-feira (11). De acordo com o Ibama, o animal chegará a Mato Grosso do Sul às 15h50, onde será encaminhado a uma fazenda e reintroduzido á natureza após muita especulação e expectativa.

Muito dócil e saudável, a ave não estranha o contato humano e não nega 'petiscos' dos tratadores. Por essas razões, Paula Mochel, analista ambiental do Ibama, acredita que o animal, que viveu uma temporada conturbada no Rio com direito a visita à Embaixada Russa e ao Zoológico de Niterói, tenha fugido de um criadouro ilegal (leia mais nas matérias relacionadas).

Assim que retornar do Rio de Janeiro, o Tuiuiú desembarcará no Aeroporto Internacional de Campo Grande, onde será examinado pelos biólogos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. De lá, caso esteja em boas condições, será encaminhado diretamente à Fazenda Figueirinha, em Porto Esperança, Corumbá, um dos locais cadastrados pelo Ibama para a soltura de animais silvestres. As solturas no Estado se dão em 150 fazendas credenciadas.

De acordo com o Cras, após a liberação do animal na natureza, ele é monitorado diariamente por mais alguns dias. Em seguida, técnicos ambientais fazem visitas mensais aos pontos de soltura, por um período de um ano, colhendo informações.

"Apesar de ele ser dócil, não há restrições à reintegração de exemplares desta espécie na natureza. Tuiuiús vivem em bandos e com certeza ele será aceito por um grupo, onde irá reaprender aos poucos como se alimentar sozinho e escapar de predadores", afirma Paula Mochel.

O monitoramento consiste na observação das reações dos animais em relação à aproximação de predadores e do instinto de caça e alimentação, uma vez que até então eram acostumados a receber alimentos pelos tratadores.

Nos siga no Google Notícias