ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Samu poderá enviar médicos e socorristas para o Haiti

Redação | 20/01/2010 18:53

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campo Grande pode disponibilizar médicos, enfermeiro e socorristas para serem enviados ao Haiti, no sentido de prestar serviços junto a equipes de saúde instaladas em Porto Príncipe e outras cidades, que enfrentam situação de caos por conta de constantes tremores registrados recentemente.

De acordo com o gerente médico do órgão, Rodrigo Quadros, o Ministério da Saúde fez um levantamento dos profissionais do Samu de todo o país para verificar quantos se ofereceriam para ir até o país. A base de Campo Grande enviou uma lista com 20 profissionais ao ministério e aguarda resposta.

Rodrigo explica que a lista inicial contava com 50 voluntários, mas quando o quadro teve conhecimento de que teria de levar comida, material para dormir, água para consumir e se bancar no local, metade desistiu.

Entre os 20 profissionais estão seis médicos, um enfermeiro e 13 socorristas. "Mas caso o ministério solicite pessoal do Samu daqui, vou mandar apenas um médico, um enfermeiro e um socorrista", esclarece Rodrigo, frisando que não pode liberar todos os voluntários, pois isso prejudicará as escalas e os atendimentos na Capital.

Ainda segundo informa Rodrigo, caso o Ministério da Saúde convoque os profissionais, eles tem de estar em Brasília em 24 horas para embarcar ao Haiti. O grupo da Capital é altamente preparado para enfrentar situações com múltiplas vítimas, de catástrofe, gerenciamento de crises, queda de avião e até desabamentos de prédio.

"Graças a Deus isso nunca aconteceu aqui, mas o pessoal é treinado para enfrentar situações como estas", conclui o gerente médico.

Caos - Os tremores registrados no Haiti prejudicaram o fornecimento de luz em várias localidades, fizeram com que houvesse escassez na comercialização de combustíveis e deixaram vários alunos sem aulas, além de muitas pessoas mortas.

Nos siga no Google Notícias