ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sancionada lei de cotas para negros no serviço público

Redação | 10/12/2008 17:39

O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), sancionou a lei que institui cotas para negros nos concursos públicos realizados pelo governo. Os detalhes com a decisão do governador serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado de amanhã.

A proposta de criação de cotas para negros no serviço público foi feita pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT), e foi aprovada em plenário no último dia 20, Dia da Consciência Negra.

A lei prevê que 10% das vagas para qualquer cargo no serviço público têm de ser preenchidas para afrodescendentes. De agora em diante, o Estado promoverá ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para negros. A partir de amanhã, os próximos editais a serem divulgados deverão constar com a previsão da reserva de vagas existentes para negros entre os candidatos aprovados.

Conforme a lei, será considerado negro aquele que se autodeclarar no ato da inscrição para o processo seletivo. Caso seja detectada alguma falsidade na declaração o infrator será penalizado, sujeitando-se à anulação da inscrição.

O Poder Executivo tem o prazo de 60 dias para a regulamentação da lei e será responsável pela elaboração de todas as normas necessárias para a operacionalização da mesma.

Nos siga no Google Notícias