ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Sanesul e UFMS assinam acordo de cooperação para análise de aquífero

Vinícius Squinelo | 04/11/2013 23:21

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) assinou acordo de cooperação com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para análise das águas do aquífero Bauru. O objetivo é fazer a qualificação e caracterização hidrogeológica do sistema do aquífero. A Sanesul espera, com o resultado das análises e as ações a partir delas, diminuir o consumo de energia nos poços e aumentar a eficiência dos poços.

O trabalho consiste em verificar a qualidade da água em relação aos elementos químicos presentes e sua forma de ocorrência, fluxo, pressão, nível etc, verificando, assim, o potencial de incrustação ou de corrosão de suas águas. Os resultados das amostras de água coletadas pela Sanesul serão enviados para a UFMS, que fará os estudos conclusivos.
Conforme explica o geólogo e gestor da Sanesul, Antônio Carlos Benatte, esse trabalho é de grande interesse da Sanesul, pois auxiliará na tomada de decisão. “A partir do momento em que se detectar que um determinado local apresenta tendência à corrosão, a Sanesul poderá utilizar outro tipo de material para o revestimento dos poços, que não o aço carbono. Caso haja a tendência de incrustação, poderá aplicar ações corretivas no poço”.

Dentre as atividades que serão realizadas no acordo de cooperação, estão coleta de amostras, georreferenciamento, elaboração de mapa potenciométrico, elaboração de mapa de tendência à corrosão/incrustação, análise energética dos sistemas de bombeamento e análise comparativa dos resultados.

Grande parte dos poços da Sanesul é abastecida pelo aquífero Bauru, que está localizado na região leste de Mato Grosso do Sul, abrangendo as cidades de Água Clara, Anaurilândia Angélica, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Chapadão do Sul, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Tacuru e Três Lagoas.

O acordo de cooperação tem vigência de um ano.

Nos siga no Google Notícias