ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Santa Casa cede material para cirurgias no HU e Regional

Redação | 14/04/2009 15:54

A Santa Casa de Campo Grande assinou nesta manhã Termo de Cessão de Uso de materiais cirúrgicos para traumato-ortopedia, beneficiando pacientes do Hospital Regional e do Hospital Universitário.

A ato ocorreu no Ministério Público Estadual. Os recursos, oriundos do Governo do Estado, foram repassados para o Fundo Municipal de Saúde e destinados para a compra dos materiais cirúrgicos, incluindo as caixas ortopédicas.

O montante foi de R$ 391 mil, dinheiro que serviu para adquirir quatro conjuntos que serão utilizados na realização de cirurgias de traumato-ortopedia de alta e média complexidade pelos três maiores hospitais da Capital.

Os dois conjuntos serão utilizados pelos HU e Regional por um prazo de dois anos, até que as instituições tenham condições de adquirir o próprio material.

Segundo Diretor Clínico do Hospital Universitário, Wilson Cantero, o HU já possui um conjunto de instrumental cirúrgico para traumato-ortopedia. Com esse novo conjunto será possível dobrar o atendimento aos pacientes dessa especialidade.

Esta é a primeira medida a ser concretizada após a instauração de um inquérito civil pelo Ministério Público Estadual, em dezembro de 2008. Desde 2005, a pedido da Santa Casa de Campo Grande, o MPE vem realizando procedimentos de investigação preliminares para apurar e acompanhar os atendimentos de urgência e emergência nos três maiores hospitais de Campo Grande.

Após o diagnóstico, o Ministério Público propôs parceria entre as instituições, com a Santa Casa atendendo 50% dos casos de traumato-ortopedia e os outros dois hospitais recebendo cada um demanda de 25%.

Mesmo assim, a Santa Casa continuou recebendo 90% dos pacientes politraumatizados, o que deve melhorar agora com a chegada dos materiais nas outras duas unidades hospitalares.

Nos siga no Google Notícias