ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Santa Casa está novamente sob intervenção judicial

Redação | 23/01/2008 11:16

A Santa Casa de Campo Grande está novamente sob intervenção judicial. Nesta quarta-feira, o presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador João Carlos Brandes Garcia, concedeu liminar restaurando a decisão dada em 20 de dezembro pelo juiz Dorival Moreira dos Santos, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Na última sexta-feira, uma liminar do desembargador Hamilton Carli havia suspendido a decisão do juiz, devolvendo a administração da Santa Casa à ABCG (Associação Beneficente Campo Grande).

Desde 2005, a Associação estava afastada da gestão do hospital por força de decretos de requisição de bens de autoria da prefeitura. O pedido de intervenção judicial partiu dos MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal) e MPT (Ministério Público do Trabalho), que recorreu da decisão do desembargador Hamilton Carli.

A partir da última sexta-feira, a Santa Casa viveu um cenário de indefinição. O presidente da ABCG, Esacheu Nascimento, chegou a tomar posse. Mas o ato foi considerado sem validade pelo procurador jurídico do município, Ernesto Borges. Conforme o procurador, a decisão do TJ era aplicável apenas sobre o pedido de intervenção e não invalidava o decreto de requisição publicado pelo Executivo. Contudo, no mesmo dia, após reunião entre o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e Esacheu Nascimento, foi definido que a administração do hospital seria compartilhada. Porém, a parceria não chegou a ser aplicada na prática.

O promotor Mauri Valentim Ricciotti - que participou hoje de reuniões com representantes do MPF, MPT, procuradoria jurídica do município e junta interventora - enfatiza que a ação civil pública só será suspensa caso seja firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). "O termo teria a participação de todos os envolvidos como corpo clínico do hospital e conselho de saúde", salienta.

Até então, a decisão sobre o futuro da unidade hospitalar estava polarizada entre prefeitura e ABCG. "Um clima de que já ia devolver", ilustra o promotor. Conforme Mauri Ricciotti, a decisão do presidente do TJ vai dar tranqüilidade para o encaminhamento do processo. A ABCG pode recorrer da liminar.

Valendo

Nos siga no Google Notícias