ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Santa Casa prepara estrutura para transplante de coração

Redação | 11/05/2010 11:56

A Santa Casa de Campo Grande retomou os transplantes de rins e prepara sua estrutura para realizar também o de coração e de fígado, considerado um dos mais complexos da medicina.

O hospital fortalece esse tipo de procedimento. Do dia 27 de abril até hoje, foram realizados quatro transplantes de rins. Dois pacientes foram operados no sábado e estão internados no pós-operatório, período mais delicado do procedimento.

A meta do hospital é que em seis meses também o transplante de coração esteja restabelecido. "Estamos adequando o pós-operatório para efetivar a realização de transplantes de coração. No transplante de rins, esperamos realizar dois por semana", comenta o diretor clínico da Santa Casa, Luiz Alberto Kanamura.

Na manhã de hoje foi realizado um transplante de rim. Um paciente recebia o órgão de um doador vivo. "A cirurgia não é o mais difícil para nossa equipe. As atenções ficam para o pós-operatório", ressalta. Neste período, mais de dez profissionais ficam responsáveis por um único paciente.

Um residente da Santa Casa está fazendo especialização em transplantes de fígado, para que até um ano o hospital possa oferecer este serviço. "Poucos hospitais fazem esta cirurgia, a parte técnica nós iremos cumprir, só resta a instituição se adequar", explicou o médico.

Também são realizados o procedimento de córnea e osso, que não foram interrompidos.

Desde o início do ano foram realizados mais de 30 transplantes de córnea. A cirurgia é considerada simples e não tem grandes complicações.

O hospital também tem a equipe de captação, responsável por recolher os órgãos de doadores e conserva-los até o transplante. "Somos referência na captação, é o único lugar que recebe órgãos por morte cerebral", lembra Kanamaro.

Nos siga no Google Notícias