ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Santa Casa retoma transplante de rins, depois de 6 dias de suspensão

Francisco Júnior | 01/02/2013 08:41
Cirurgias são retomadas nesta sexta-feira. (Foto: Arquivo)
Cirurgias são retomadas nesta sexta-feira. (Foto: Arquivo)

A Santa Casa de Campo Grande retoma nesta sexta-feira (1) as cirurgias para transplante de rins. O procedimento estava paralisado desde o dia 25 deste mês devido à falta de um protocolo padrão para a realização das cirurgias.

Ontem (31), as duas equipes responsáveis pelos transplantes definiram um protocolo para o procedimento durante reunião. O padrão das cirurgias serão os mesmos pelo Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo, como já havia divulgado diretor técnico da Santa Casa, Luís Alberto Kanamura.

No dia 25, o diretor técnico encaminhou um documento à direção do hospital justificando a suspensão. Ele explicou que a paralisação se fazia necessária “para a definição de um protocolo interno dos serviços de apoio administrativo e técnico que possibilitará o retorno na realização dos transplantes sem risco par aos pacientes e profissionais que atuam na área”.

Esse protocolo padrão era uma cobrança feita pela Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantes de Mato Grosso do Sul (Recromassul).

Hoje a fila de espera é de 393 em Mato Grosso do Sul e a Santa Casa é o único hospital do Estado que faz esse tipo de cirurgia. No ano passado, foram realizados 43 transplantes de rins no hospital.

Nos siga no Google Notícias