ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Saúde alerta que dengue pode ter casos mais graves

Redação | 08/07/2009 07:10

Com três tipos do vírus da dengue já isolados, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta que é acentuado o risco de uma nova epidemia da doença, que assolou Campo Grande em 2007.

"O tipo 1 foi identificado em Corumbá. O tipo 2 foi o que causou 18 mortes em Cuiabá, no mês de fevereiro. E o tipo 3 foi isolado agora", explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

Ele salienta que os três tipos da doença tornam "praticamente toda a população suscetível" à dengue. Em 2007, o tipo 3 provocou epidemia na Capital.

Mandetta ressalta que além de uma grande quantidade, a incidência das formas mais graves da doença deve crescer, pois as pessoas já foram sensibilizadas por outros tipos de vírus, criando anticorpos. "Estamos preocupados enormemente", afirma Mandetta.

Em 2009, a prefeitura deve antecipar a gincana de combate à dengue, além de, mais uma vez, realizar força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti.

No primeiro semestre, foram registrados 11 mil casos de dengue em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grade, um menino de sete anos morreu por dengue hemorrágica.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) vai investir R$ 1 milhão e antecipar a capacitação dos agentes de saúde para o próximo Verão, quando as condições climáticas favorecem a ocorrência de epidemia.

Nos siga no Google Notícias