ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Saúde apura se paciente do HU morreu por febre amarela

Redação | 25/01/2008 07:02

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul está investigando se dois pacientes que apresentaram sintomas comuns a várias doenças podem ter sido vítimas da febre amarela. Um dos pacientes morreu, no Hospital Universitário de Campo Grande, nesta quinta-feira (24 de janeiro). O superintendente de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, informou ao Campo Grande News nesta manhã que por enquanto o que está sendo feito em relação aos dois casos é o chamado diagnóstico diferencial, ou seja, os médicos pediram exames para febre amarela e outras doenças, como por exemplo leptospirose e hepatite, que também afetam o fígado, como ocorre com a febre amarela.

Eugênio de Barros disse que a torcida é "ao contrário", para que não se confirme a suspeita dos médicos de que o paciente morto possa ter sido vítima da febre amarela. Segundo o superintendente, o estado não teve nenhum caso de morador infectado pela doença confirmado. Conforme ele, 12 foram notificados, em várias cidades, e todos descartados. Outros dois casos, de turistas que vieram a Mato Grosso do Sul em viagem a Bonito, foram confirmados, e a origem foi atribuída ao município. Mas como as pessoas também passaram por outras regiões, não há como ter um diagnóstico exato. Existe uma terceira suspeita de contaminação em Mato Grosso do Sul, de um empresário internado em Birigui (SP), ainda em investigação.

O superintendente não revelou detalhes sobre o paciente internado no HU e que faleceu com sintomas relacionados à febre amarela. O jornal Correio do Estado divulgou hoje que se trata do empresário de Maracaju Nelson Machado Ribeiro, 44 anos, que teria ficado doente na cidade do interior e trazido para Campo Grande, onde morreu.

Reação à vacina - O superintendente de Vigilância em Saúde informou ainda que está sendo investigado no Hospital Universitário um outro caso relacionado à febre amarela, só que de reação à vacina contra a doença. As autoridades estão alertando que a vacina só deve ser tomada por quem nunca se imunizou ou para quem tomou a dose há mais de dez anos, o prazo de validade.

No País, a febre amarela já provocou, neste ano, dez mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde. O superintendente não informou quando sai o resultado que pode confirmar ou não se o paciente morto no HU de fato foi vítima da febre amarela. Normalmente, os exames ficam prontos em 24 horas.

Nos siga no Google Notícias