ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Saúde não recolheu amostras de irmãos com gripe suína

Redação | 30/06/2009 13:22

A Secretaria Estadual de Saúde não tem como confirmar se o casal de irmãos de Ponta Porã, a 348 quilômetros de Campo Grande, contraiu ou não a gripe suína (H1N1). Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, não foram colhidas amostras para exames dos pacientes, que estavam internados desde domingo no HU (Hospital Universitário) da Capital.

A jovem esteve na Argentina e passou o vírus da gripe para o irmão. Autoridades de Ponta Porã trataram o caso como gripe suína e encaminharam os dois pacientes para a Capital, que conta com a unidade de saúde de referência para o tratamento da doença no Estado.

Barros explicou que os irmãos apresentavam os sintomas há mais de 12 dias quando as autoridades de saúde estadual foram notificadas da suspeita. As amostras para analisar a presença do vírus H1N1 devem ser colhidas até o 7º dia da doença. Por isso, o Estado não poderá confirmar se eles tiveram ou não a doença.

O diretor de Vigilância em Saúde informou que a expectativa era os dois pacientes terem alta hoje. No entanto, a assessoria do HU não confirmou a informação até o início da tarde de hoje.

A Secretaria Estadual de Saúde acompanha 13 casos suspeitos da doença no Estado. Apenas um, o morador de Campo Grande, está internado. Ele foi transferido de uma unidade particular para o HU nesta segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias