ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Saúde, unanimidade que gera queixas de quem não paga e de quem paga

Nadyenka Castro | 10/09/2012 08:35
Paciente em corredor é exemplo de como está crítica a saúde pública. (Foto: Minamar Júnior)
Paciente em corredor é exemplo de como está crítica a saúde pública. (Foto: Minamar Júnior)

Quase todo mundo tem história triste, ou de revolta, para contar quando o assunto é saúde. É demora no atendimento, dificuldade para marcar consultas e exames, plano de saúde que não autoriza procedimentos, medicamentos de alto custo que o governo não entrega de imediato. E as histórias tristes vêm de todas as classes sociais, a ponto de gerar a máxima de que a melhor saída para procurar tratamento é o Aeroporto Internacional.

Quem não tem essa possibilidade, vira personagem desse cenário, que não é exclusivo dos que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), mas também inclui quem tem plano de saúde. Considerando que o universo de planos de saúde e do SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande é estimado em 800 mil pessoas, população da cidade, é uma realidade que afeta a todos.

Os cerca de 190 mil clientes de planos de saúde, que paga por qualquer atendimento têm menos problemas, no entanto, quando o assunto é urgência e emergência o que manda não é o dinheiro, e sim a classificação de risco.

O Campo Grande News publica hoje uma série de matérias com quem precisa e com quem cuida da saúde com respostas à pergunta que não cala nesta área: Porque é preciso mais sofrimento para quem já está doente?.

E as respostas para esta questão são várias: pouco dinheiro, epidemia de violência urbana, falta de programas de prevenção a algumas doenças como diabetes, poucos leitos disponíveis, médicos descontentes com repasses, falta de condições de trabalho e ainda falta de comprometimento até de quem busca atendimento.

A reportagem conversou com médicos e gestores da saúde. O que eles falaram pode não ser o que todos nós gostaríamos de ouvir, mas já é um começo para entender como a saúde funciona e o porque muita coisa precisar ser melhorada, e muito.

Nos siga no Google Notícias