ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Secretária anuncia reestruturação, mas descarta fechar escolas estaduais

Filipe Prado | 18/11/2015 11:27
A secretaria apontou que reestruturação ocorrerá na educação (Foto: Marcos Ermínio)
A secretaria apontou que reestruturação ocorrerá na educação (Foto: Marcos Ermínio)

“Escolas não serão fechadas”, garante a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta. A rede estadual de educação passará por uma reestruturação, tanto física quanto didática, para otimizar o ensino e a ocupação dos espaços, mas nenhum colégio será desativado.

Atualmente o Estado possui 365 escolas e cerca de 255 mil alunos matriculados. Para otimizar a educação, haverá uma reformulação nos locais onde as aulas são ministradas. A secretária explica que as escolas onde há menor número de estudantes, terá apenas um período de aulas. Projetos serão aplicados nos outros períodos, como o AJA (Avanço do Jovem no Ensino e Aprendizagem de Mato Grosso do Sul).

Este programa foca em adolescentes entre 15 e 17 anos, que não passaram pelo ensino fundamental. “É difícil para eles ficarem com as crianças ou com os adultos, por isso criamos o AJA”, esclarece a secretária, que aponta o resultados positivos no projeto piloto em sete municípios.

Sobre a Escola Riachuelo, Maria Cecília alega que ela não será fechada, mas passará por reestruturação. “Só vamos organizar e otimizar, para aproveitar bem todo o espaço”, comenta. Ela ressalta que o Bairro Cabreúva possui poucas crianças, tem menos de 200 alunos matriculados na escola estadual, por isso será alvo da reformulação.

Outra novidade para o próximo ano letivo é a criação de duas escolas em tempo integral. Maria Cecília explica que em Campo Grande existem 33 escolas com o projeto Mais Educação, porém são visões diferentes da nova proposta.

“Vamos trabalhar com temas. Serão várias disciplinas, em uma perspectiva diferente”, ressalta. As matérias convencionais, como português e matemáticas, serão trabalhadas em conjunto, adicionando outras disciplinas, como artes e música, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias