ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Secretária cobra fundo para verbas de combate a incêndio

Viviane Oliveira | 02/09/2013 20:07
Reunião realizada nesta segunda-feira no auditório da Seprotur. (Foto: Cleber Gellio)
Reunião realizada nesta segunda-feira no auditório da Seprotur. (Foto: Cleber Gellio)

A secretária da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse que vai sugerir ao FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), em reunião amanhã em Brasília, uma linha de crédito para que os produtores rurais possam adquirir equipamentos de combate a incêndio.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) durante lançamento da campanha de controle e combate a incêndio no auditório da Seprotur, no Parque do Poderes, em Campo Grande. “É importante porque tem alguns produtores, que nesta época do ano, sofre muito com as queimadas”, diz.

O objetivo da campanha, que tem o slogan “Evitar queimadas é preservar a sua vida – escolha o lado certo dessa via. A Natureza e a saúde agradecem”, é alertar as pessoas sobre os riscos de qualquer tipo de queimada, principalmente em épocas de estiagem.

A campanha, promovida pela Reflore-MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), contará com outdoors, panfletos e spots em rádios em municípios do interior com base florestal. No lançamento será feito um alerta à população.

O Estado possui cerca de 700 hectares de florestas de eucalipto e o setor ainda tem grandes perspectivas de crescimento. A maior parte está concentrada nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Inocência, e Brasilândia.

Além dessas quatro cidades, a campanha será feita em Selvíria, Água Clara, Nova Andradina, Santa Rita do Rio Pardo e no eixo da BR-262. “Já foi comprovado que 70 % dos incêndios começam nas beiras de rodovias”, afirma o presidente da Reflore, Junior Ramires.

Segundo o diretor do órgão, Dito Mário, é preciso conscientizar as pessoas sobre os riscos dos cigarros, da fuligem dos caminhões, do lixo, das fogueiras, vidros e latinhas que funcionam como lentes e podem provocar incêndios, principalmente quando ficam às margens da rodovia.

Estavam presentes na reunião representantes do sindicato dos produtores rurais, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) , Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias